Concurso Horta do Chef

O 1º Concurso Horta do Chef, promovido pela ABAE, no âmbito do programa Green Key teve como vencedores a Quinta do Martelo nos Açores e o Hotel Quinta da Serra na Madeira. Foi ainda atribuída uma Menção Honrosa ao empreendimento Solar da Bica.

Este concurso promove e divulga as hortas dos candidatos ao galardão Green Key em 2015 e que cultivem de acordo com os princípios da Agricultura Biológica, sendo assim um modelo de sustentabilidade local e de envolvimento dos hóspedes, staff e comunidade local, contribuindo para a educação ambiental e alimentar.

“Green Key” é um programa internacional de educação ambiental que, pondo em prática novas formas de gestão e utilização de estabelecimentos turísticos e de restauração, promove o turismo sustentável e contribui na estratégia de marketing e na redução do consumo de recursos naturais, promovendo assim o Desenvolvimento Sustentável.

O Hotel Quinta da Serra produz hortofrutícolas para autoconsumo e assim grande parte dos produtos servidos no restaurante é de produção própria. Isto permite servir produtos de grande qualidade e de frescura ímpar, produzidos em modo biológico. A Agricultura Biológica visa produzir alimentos saudáveis, ao mesmo tempo que promove práticas sustentáveis e de impacte positivo no ecossistema. Assim, através do uso adequado de métodos preventivos e culturais, tais como as rotações, os adubos verdes, a compostagem, as consociações e a instalação de sebes vivas, entre outros, fomenta a melhoria da fertilidade do solo e a biodiversidade. Além destas vantagens, a horta também é um motivo de atração para os clientes interessados na vida rural em harmonia com a Natureza.

A Quinta do Martelo sempre privilegiou os métodos agrícolas ancestrais, como parte integrante do projeto do empreendimento, a todos os níveis: de natureza, de etnografia, de tradição, de gastronomia e de vivências autênticas da cultura açoriana. Têm pomares, leguminosas, tubérculos, plantas aromáticas, medicinais e variadas espécies de hortícolas, para confeção de pratos típicos.

Todo este trabalho é desenvolvido em sistema de rotação de solos, para maximizar as potencialidades da terra, com valorização das suas propriedades químicas naturais, em vez do esgotamento causado por uso intensivo e localizado.

O Prémio Noocity consiste num equipamento de horticultura – GrowBed média, desenhado e fabricado em Portugal pela Noocity Urban Ecology.

O Prémio Filotipo consiste num kit de equipamentos para eficiência no consumo de água. A Filotipo é uma empresa especializada nas áreas da contratação de eletricidade, gás; na redução de consumos de água; e na implementação de projetos de energias renováveis e de iluminação LED.”