O Caso do Turismo Responsável 2015

Center for Responsible Travel (CREST), um centro americano de investigação sem fins lucrativos que promove o turismo responsável a um nível global e que define turismo responsável como “vários tipos de turismo, todos estes que tentam minimizar os impactos negativos que a industria faz no ambiente e que tenta maximizar os efeitos positivos que o turismo pode trazer às comunidades locais”, o CREST ainda enfatiza “a necessidade de melhorar os impactos ambientais e sociais de todo o tipo de turismo, desde os pequenos empreendimentos de eco-turismo até aos grandes resorts”.

Este Centro lança anualmente uma data de relatórios e publicações relacionados com diversos tipos de turismo, quer seja de cruzeiros, indigena etc. Um estudo de mercado em 2015 intitulado “O Caso de Turismo Responsável: Tendências e Estatísticas de 2015”  destaca três grandes áreas e as preferências crescentes de turistas internacionais, indicaremos aqui um resumo das conclusões

A exigência de turismo responsável:

  • 43% de inquiridos disseram que irião considerar a pegada éticas e ambiental na sua escolha de férias;
  • De acordo com um Inquérito de Viagem de Trabalho, 47% dos viajantes preferem ficar num hotel certificado ambientalmente.
  • De acordo com um Relatório sobre a Hospitalidade feito pela Deloitte, 95% de viajantes de trabalho acreditam que a industria hoteleira deveria fazer um esforço para implementar medidas ambientais e que a sustentabilidade será um grande assunto para a indústria hoteleira de aqui em diante.

Turismo Responsável em Empresas:

  • Um inquérito de 2013 feito a mais de 120 empresas multinacionais europeias e americanas conclui que 73% dos inquiridos acha que “integrar sustentabilidade na estratégia da empresa” é uma das maiores prioridades na equipa executiva.
  • 85% de hoteleiros americanos indicam que actualmente têm práticas ambientais.  

O destino de turismo responsável:

  • A UNWTO (UN World Tourims Organization) prevê que o eco-turismo e que o turismo de natureza, cultural, de património e de aventura irá crescer rapidamente ao longo dos próximos 20 anos.
  • O turismo sustentável é uma ferramenta que enfrenta certas realidades directamente, protegendo os destinos do mesmo modo criando um maior valorização de marca, aumentando os lucros e diminuindo os custos, como também melhorando a competitividade na indústria.

Saiba mais sobre o CREST aqui: http://www.responsibletravel.org/home/index.html