Areias do Seixo

By Dezembro 10, 2020 Estabelecimentos Green Key

Nome: Areias do Seixo
Localidade: Santa Cruz, Torres Vedras, Região Centro

Tipo de Turismo: de Natureza
Green Key desde: 2012

Ficha de Apresentação do Hotel:

Santa Cruz… Crua, selvagem, intocada, imensa, impetuosa e arrebatadora.
A brisa, salgada e vigorosa.
A espuma das ondas, branca e comovente.
As praias, largas, longas, ímpares e desertas.
O pinhal, solene e majestoso…
Entre arribas, pinheiros, dunas e rochedos, brotam as Areias do Seixo.

Refúgio,
Paraíso,
Sonho,
Retiro,
Lugar Mágico…
… O Recomeço,
O Reencontro.

Os 15 Quartos COM ALMA são um bilhete de ida para paragens distantes, com toda a privacidade… Quartos SEM televisão ou ar condicionado, refrescados pelo sopro do Atlântico… COM chuveiros altos, camas brancas e lareiras quentes.

Villas e Townhouses, sedutoras e autónomas, salvaguardam a Família em total aconchego.

Tranquilidade e Charme… PURA energia Positiva.

Para quem busca, para quem encontra, para quem se reencontra.
Para parar, retomar, regenerar, refazer e consertar.
Para meditar, refletir, cuidar e contemplar.

Aqui, a NATUREZA será a sua única companhia.

 

Em termos de sustentabilidade e responsabilidade social, quais as práticas que vos distinguem e que vos orgulham:

As experiências que proporcionamos…

Por exemplo, ‘Da Terra ao Prato’, uma visita guiada pela nossa horta, onde cheiramos, provamos e colhemos legumes, frutas, flores e ervas aromáticas, que serão utilizados na confeção de um almoço delicioso, com a ajuda do nosso Chef.

Orgulhamo-nos da nossa horta, feita à mão e com muito Amor! Inspirada nos princípios de Permacultura e Agrofloresta, onde criámos um ambiente harmonioso que tenta equilibrar todas as forças da Natureza. Um jardim comestível que seja um Lugar para Acolher pessoas (e, claro, bichinhos!) … um Lugar para se Estar, para se Sentir, para se Respirar … para se Viver …  Tentamos imitar a Natureza para que ao longo dos anos este sistema se torne auto-sustentável, necessitando de um menor consumo de energia e trazendo um maior retorno.

Deixamos alguns dos que consideramos serem os melhores exemplos de medidas de sustentabilidade já implementadas:

Na construção:

Reutilização dos escombros e ruínas do antigo aviário que existia no terreno onde foi implantado o Hotel, os quais foram previamente britados e aplicados nas bases de pavimentação. Foi escolhida para este serviço uma empresa de britagem local;

Na climatização:

Utilização da Geotermia, sistema ecológico que permite utilizar de forma eficiente a temperatura existente no interior da terra, para posterior climatização do edifico e aquecimento das águas;

Na gestão de água:

Conceção e implementação de sistema de captação, reutilização e encaminhamento de águas pluviais, excedentárias da rega, poço e nascentes para abastecimento à unidade hoteleira

 No jardim:

Grande parte da zona ajardinada exterior contém espécies autóctones (locais) que, por isso, não necessitam de rega. Dependem somente da água da chuva.

No que diz respeito à responsabilidade social, podemos partilhar duas ações que as equipas do grupo Areias do Seixo, Noah Surf House e Império (do mesmo proprietário) levaram a cabo:

  1. Doação de Monitores Cardíacos ao serviço de urgência do Hospital de Torres Vedras, numa altura de fragilidade e sobrecarga do Sistema Nacional de Saúde, resultante de um esforço adicional de combate ao coronavírus. Um ato solidário que foi possível graças aos resultados positivos alcançados no ano de 2019, fruto do enorme compromisso de todos os colaboradores.
  2. Preservação e manutenção da orla costeira de Santa Cruz: limpeza de praia, remoção da espécie invasora ‘chorão-da-praia’ e recuperação do posto de observação de aves da Praia Azul.
  3. Remodelação do lar da APECI – Associação Para a Educação De Crianças Inadaptadas – através da reciclagem e reutilização de materiais já existentes; implementação do processo e estação de separação de resíduos, incluindo compostagem; criação de uma horta.

 

Qual o maior obstáculo/dificuldade que encontraram na implementação de práticas mais sustentáveis:

Há 10 anos o mundo não tinha uma perceção, nem uma preocupação com a Sustentabilidade como aquela que – felizmente – tem hoje. Ainda assim, continua a ser difícil para muitas pessoas abdicarem de algum conforto e comodidade, já estabelecidos para si como básicos e essenciais,  em prol de um bem maior (dos outros e do planeta). Apesar de termos muitos hóspedes que nos reconhecem, valorizam e nos escolhem precisamente pela nossa consciência sustentável e pelas nossas ações, muitos foram aqueles que, ao longo do percurso, desvalorizaram o nosso projeto e o nosso serviço, precisamente pelas mesmas razões: por não estarem dispostos a abdicar de certos luxos por um mundo melhor. Mas é algo que ultrapassámos com muita persistência e força de vontade.

E não são só os nossos hóspedes que, por vezes, não valorizam a sustentabilidade, nem sempre é fácil encontrar fornecedores ou colaboradores, por exemplo, que reflitam os nossos valores. Mas gostamos de acreditar que temos também a responsabilidade e a missão de formar e educar, de dar o nosso contributo, para que, no futuro, se juntem ao “lado bom da força” e sejam, também elas, a educar e formar os outros.  

Podemos dar um exemplo concreto de uma prática que demorou algum tempo a implementar: a transição da relva para escalracho, demorou mais de um ano até conseguirmos, efetivamente, implementar.

Outras informações que acreditam ser pertinentes a quem visita o Hotel Areias do Seixo:

O Hotel Areias do Seixo nasceu de um sonho dos proprietários Marta e Gonçalo. Era muito forte o desejo de criar um lugar único onde pudessem receber pessoas dos vários cantos do mundo num ambiente mágico e ao mesmo tempo familiar. Desde o sonho à construção deste espaço muitos obstáculos foram ultrapassados. Resultado? Um lugar onde todos os ingredientes que o compõem foram escolhidos a pensar na originalidade, no conforto… um sítio onde simplesmente apetece estar e viver cada momento… rodeado de mar, dunas e pinhal.

O Hotel Areias do Seixo foi projetado pelo Arquiteto Vasco Vieira. A decoração do hotel foi assinada por Rosário Gabriel, que acompanhou, em conjunto com os proprietários, a obra desde muito cedo, sendo de sua autoria, para além da decoração, muitos dos aspetos relacionados com arquitetura de interiores. A decoração contou também com a participação da decoradora de interiores Isabel Schedel, iniciada poucos meses antes da abertura do Hotel.

A construção foi desenvolvida considerando sempre uma intervenção em harmonia com a Natureza envolvente. Predominam matérias como a pedra regional, o seixo, o vidro e a madeira. Os materiais e a decoração personalizam e tornam este hotel único e inovador. Sentem-se várias inspirações e ambientes… Índia, Marrocos, Savana Africana, espaços românticos, outros rústicos, outros ainda sofisticados. As oliveiras, paus de madeira colocados em forma de labirintos e papiros resultam numa mistura perfeita entre os espaços interior e exterior, respirando-se a Natureza dentro ou fora de portas. Este hotel é um espaço sustentável, que utiliza os princípios do turismo sustentável, cuja incidência assenta na eficiência energética, energias renováveis e aproveitamento dos recursos naturais.


É um projeto pessoal, um sonho tornado realidade. A aproximação com aqueles que nos visitam – da parte de todos os membros da nossa equipa – torna a estadia de todos os nossos hóspedes muito especial. Sentimos que, cada vez mais, as pessoas procuram um tipo de turismo que não o de massas, que não o despersonalizado, que não o padronizado. Mas sim o verdadeiro contacto com a comunidade, gastronomia, economia e dinâmicas locais; procuram rostos e sorrisos (se bem que agora com a utilização de máscara, tivemos que redescobrir novas maneiras de sorrir), experiências únicas e verdadeiras, o contacto direto com a Natureza, contribuir direta e positivamente durante a sua estadia, aprender algo de novo para levarem e aplicaram nas suas vidas. E cada feedback recebido é a certeza de que estamos num bom caminho, de que estamos a contribuir para um turismo que consideramos ser o mais acertado e sustentável, de que estamos a posicionar Santa Cruz, a Região Centro e Portugal como um destino de excelência.

 

Testemunho de alguns hóspedes:

 

“A concept reaching far beyond mere ‘eco’ living or ‘sustainability.’”

“It is about getting back to the roots, helping the land build itself back up.”

“Never have I seen such a wonder, nor tasted such delightfully delicious fresh produce.”

”As if had been carved in the landscape by the hands of God”.