A Horta Urbana d’A Cozinha por António Loureiro

A horta urbana e vertical, no terraço, é uma das práticas que faz parte, desde o início do projeto, d’ A Cozinha por António Loureiro, restaurante em Guimarães, Green Key desde 2017.

Esta horta, que ocupa todo o terraço exterior, serve para a produção de ervas aromáticas e de pequenos legumes, utilizados na confeção dos pratos servidos no restaurante.

No seguimento da sua política de sustentabilidade e responsabilidade social, N’A Cozinha são valorizados os produto locais e da época, o que significa que grande parte dos seus fornecedores são da região do Minho e Douro e têm produções, maioritariamente, biológicas.

“Em 2015, quando começamos a desenhar o plano de negócios d’a Cozinha desenvolvemos uma estratégia para o Desenvolvimento Sustentável que implementamos desde o primeiro dia de funcionamento. Esta estratégia tem como Pilares fundamentais o Compromisso e o Respeito. Queríamos que tudo aquilo que fizéssemos tivesse por base a Ética, o respeito pelos outros e pelo produto, a proteção do ambiente e a promoção da economia local; sempre que possível. Para isso contribuiriam: o processo criativo e o processo produtivo, a perspetiva de eliminar ao máximo qualquer tipo de desperdício, a procura pelo contacto direto com os produtores locais e regionais, o desejo do Km zero, o respeito pela sazonalidade, a noção de escala, o estabelecimento de relações de compromisso partilhado com os fornecedores, a partilha com colegas e amigos da área, as parcerias win-win, a promoção da valorização pessoal através da formação, a partilha da nossa história através da comunicação pessoal”

Esta e outras boas práticas deste restaurante podem ser consultadas em https://restauranteacozinha.pt/blog

 

X