Alimentação Sustentável na Quinta dos Artistas

A Quinta dos Artistas, alojamento local na ilha da Madeira, galardoado com Green Key desde 2020, valoriza o turismo de natureza, sustentável, para que os hóspedes possam partilhar os valores  promovidos na Quinta dos Artistas.

Na propriedade cultivam-se frutos e legumes biológicos,  os terraços estão completamente cobertos por vegetação há 40 anos. Neste sentido, o estabelecimento promove uma alimentação saudável, tendo por base a ideia de que “a comida é o combustível da nossa vida”.

Assim, a maior parte das  frutas, vegetais, ervas, mel e ovos são produzidos na quinta de forma biológica. Caso não tenham quantidades suficientes para fornecer refeições aos clientes, os produtos em falta são comprados a pequenos agricultores locais e conhecidos dos donos.

Em tempos de excedente, os produtos são preservados, por exemplo, através da produção de compotas, chutneys, legumes em conserva e congelamento. São também armazenadas batatas, batatas-doces, cenouras e outros vegetais em caves especiais da propriedade.

Por se focarem neste ideal de alimentação local, biológica e não industrial, na Quinta dos Artistas procuram comprar carne e peixe de fornecedores locais, usando a carne e peixe com o conhecimento de que um animal deu a sua vida por eles – “com respeito e moderação”.

Não são consumidos os animais na quinta e tentam evitar-se alimentos com rotas de transporte longas. Assim, é garantido que o cliente não encontrará, na Quinta dos Artistas, “uvas do Chile” no inverno.

 

X