Green Key e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Nos dias 25 a 27 de Setembro de 2015, na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, os chefes de Estado, governos e altos representantes concordaram com a agenda internacional de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), para o período 2015 – 2030.

Assim, 2015 ficou marcado como um ano decisivo para a sustentabilidade, uma vez que foi definida a agenda para os próximos anos e que está centrada em enfrentar os desafios contemporâneos a nível global. As dimensões económica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável procuram combater a pobreza, a fome, as doenças, o medo e a violência, promover a educação, os cuidados de saúde, a protecção social, o saneamento, a segurança, a sustentabilidade dos habitats e a energia para todos.

A comissão internacional do Programa Green Key aprovou em 2016 novos critérios que entraram em vigor para até 2020. É através destes novos critérios que o Green Key tem a possibilidade de contribuir de maneira directa e indirecta para o sucesso destes 17 objectivos de desenvolvimento da ONU. 

Esta relação entre o programa Green Key e os objectivo de desenvolvimento sustentável 2015 – 2030 não se limitam simplesmente aqueles que referem as alterações climáticas ou a educação ambiental, mas também se focam em questões de responsabilidade social, como a criação de emprego, o envolvimento com a comunidade local etc.

Veja aqui como o Green Key contribui para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

X