Produção de Mirtilos na Casa Valxisto

A Casa Valxisto – Country House, galardoada com Green Key em 2020 e inserida na aldeia rural de Quintandona, promove a sustentabilidade através da preservação dos espaços e da história do local em que está inserida.

No seu jardim, que envolve toda a Casa, podem encontrar-se algumas espécies autóctones, mas também faz parte do estabelecimento uma quinta, outrora de criação de gado bovino, onde hoje se cultivam produtos hortícolas e frutícolas, utilizados na produção de compotas (abóbora, framboesa, morango e cebola), de geleia de morango, de marmelada, de licor de medronho e também na confeção de alguns pratos do estabelecimento.

Neste lugar, privilegia-se uma agricultura sustentável e é incentivado o turismo participativo, uma vez que a Casa Valxisto – Country House permite que os hóspedes participem nas tarefas agrícolas e na alimentação dos animais da Quinta.

Os hóspedes podem, assim, estar em contacto com a extensa plantação de mirtilos, que tem um ciclo vegetativo muito bonito: desde a floração, em que a cor predominante é o branco, à frutificação, com os tons verdes e, numa fase final, a queda das folhas, com as cores quentes outonais. Os clientes também são convidados a  participar na colheita, a comer e levar para casa estes mirtilos. 

X