Upcycling no Linhas de Água, em Sintra

Num terreno limitado por 2 linhas de água, em Colares, encontram-se três unidades de Alojamento Local, no edifício representado na obra “A casa do Epiphanio”, do Artista Alfredo Keil, de fins do sec. XIX, mas cuja construção se julga anterior. O espaço foi totalmente recuperado em 2017, mantendo a estrutura original, mas adaptado às exigências atuais, nomeadamente ao nível do conforto térmico, da vivência e da imagem.

Uma das características diferenciadoras do Linhas de Água, no que diz respeito à sustentabilidade, é a prevalência de critérios de upcycling e de modelos de economia circular, desde o início do processo de recuperação dos apartamentos.

Upcycling é o processo de transformação de materiais em fim de vida ou produtos inúteis e descartáveis em novos materiais, conferindo-lhes uma nova utilidade e, consequentemente, tornando-os produtos de maior valor, utilidade ou qualidade.

Ao reutilizar e readaptar móveis existentes, o Linhas de Água consegue, não só conferir uma nova utilidade a materiais que de outra forma se transformariam em resíduos como, ao mesmo tempo, promover o conceito junto de todos os seus clientes.

 

X