Cerimónia Green Key em Braga

O Programa Green Key ultrapassou, pele primeira vez, em Portugal, os 200 galardoados, na edição de 2022.

A ABAE organizou uma cerimónia de entrega do galardão Green Key no dia 11 de julho, no Centro de Juventude de Braga, que recebeu pela primeira vez, em 2022, este reconhecimento tornando-se no primeiro alojamento Green Key na cidade de Braga.

Durante este evento foi anunciado que pela primeira vez, em Portugal, foram ultrapassadas as 200 unidades reconhecidas com  Green Key, contando no total com 205 estabelecimentos galardoados; mais 45 do que na edição anterior, dos quais 47 recebem o galardão pela primeira vez, 134 renovam candidatura e 24 voltam a entrar no Programa, depois de terem interrompido a participação.

O aumento dos galardoados em relação à cerimónia que teve lugar nos Açores, a 21 de junho, deve-se ao facto de 9 estabelecimentos, condicionados naquela data, já terem concluído o processo de candidatura.

Na Região Autónoma dos Açores foram então reconhecidos 16 estabelecimentos turísticos com Green Key. No Continente, a Região Centro apresenta 38 unidades galardoadas, Lisboa e Vale do Tejo 25, Algarve 27 e Alentejo 8, para além da já região do Norte, a qual tem crescido mais ao longo do tempo, com 43 unidades galardoadas. A Região Autónoma da Madeira regista 48 galardões.

No que diz respeito às tipologias, os Hotéis mantêm o maior número de galardoados, com 129 unidades, quase duplicando a sua representação Green Key de 2021 para 2022.  O Programa conta, ainda, este ano com: 32 Alojamentos Locais, 26 Turismos no Espaço Rural, 10 Restaurantes, 7 Parques de Campismo e 1 Pousada de Juventude.

Os 205 estabelecimentos galardoados com Green Key 2022 representam, para a ABAE, um voto de confiança pelo trabalho desenvolvido, mas, evidencia, sobretudo, o papel que o Programa Green Key pode desempenhar junto daqueles que integram o programa, uma vez que a vasta rede internacional fornece ferramentas para facilitar o trabalho e progresso de cada estabelecimento que opte pelo caminho de uma gestão sustentável e representa um compromisso de responsabilidade para com os seus membros, colaboradores, visitantes e comunidades locais.

Conforme comunicado nos Açores, nesta edição do Green Key há estabelecimentos cujo processo de candidatura se prolongou para além do período regular e, como tal, outros 33 ainda estão em fase de aprovação. A Coordenação Nacional chegou a este entendimento com os candidatos devido à instabilidade sofrida pelo sector turístico ao longo dos últimos três anos, que não permitiu que todas as unidades reunissem, atempadamente, as condições necessárias para verem as candidaturas aprovadas. Estes 33 estabelecimentos vão receber novas vistorias para que seja aferida a possibilidade de os incluir na lista final de galardoados Green Key 2022.

 

 

X