“A Cozinha” ganha concurso internacional Best Practice Competition 2018

By September 27, 2018

O Restaurante “A Cozinha” por António Loureiro, em Guimarães, ganhou o concurso internacional Best Practice Competition 2018, promovido pela Coordenação Internacional do Programa Green Key.  

“Informar e Envolver os Hóspede para a Sustentabilidade” foi o tema do concurso internacional Green Key Boas Práticas 2018, relacionado com Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12, “Produção e Consumo Sustentáveis”. O Programa Green Key tem como objetivo ajudar turistas a encontrar estabelecimentos que promovam o turismo sustentável e reconhecer estabelecimentos que informam os clientes sobre as suas práticas sustentáveis e que os incentivam a fazer parte das suas atividades.

N’ “A Cozinha”, restaurante Green Key pelo segundo ano consecutivo, o Chef António Loureiro e a sua equipa comprometem-se com uma cozinha sustentável e empenhados na política de desperdício zero. Neste restaurante, a gastronomia de alta qualidade junta inovação e tradição, através da seleção de produtos da região; o lema “Cozinhar com o que a Mãe Natureza oferece” passou a fazer parte integrante de cada menu que o Chefe António Loureiro cria.

No âmbito da política de sustentabilidade, este restaurante abre as suas portas a diferentes iniciativas com o objetivo sensibilizar a comunidade local e, em particular, as crianças para o desperdício alimentar. “Ser chefe por um dia” ou atividades de team buiding são algumas das oportunidades para mostrar aos participantes como respeitar os produtos, como promover a economia local através das suas escolhas e como planear um menu semanal sem desperdiçar excessivamente os alimentos.

Além disso, o chefe apadrinhou os Eco-Cozinheiros, um dos projetos do Programa Eco-Escolas que promove a alimentação saudável e sustentável nas escolas.

Foram estas as iniciativas que levaram “A Cozinha” a receber o prémio internacional de boas práticas Green Key.

X