A UNWTO Lança Plataforma Online para Atingir os ODS pelo Turismo

A nova plataforma Tourism4SDGs.org tem como principal objetivo estimular o envolvimento do sector turístico com o desenvolvimento sustentável. Esta ferramenta online, desenvolvida e lançada pela Organização Mundial do Turismo (OMT) com o apoio da Secretaria de Estado da Economia da Suíça (SECO), procura colocar o turismo ao serviço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os 17 ODS constituem uma agenda global ambiciosa, para as pessoas, para o planeta, para a prosperidade e para a paz e procuram acabar com a pobreza, combater a desigualdade e a injustiça e mitigar as alterações climáticas até 2030. O turismo significa até 10% do PIB e do emprego do mundo e, dada a grande relevância no panorama económico mundial, o seu contributo é essencial para que se cumpram os ODS.

O Tourism4SDGs.org é um espaço de co-criação que permite a todos os usuários aceder a diversos recursos, adicionar iniciativas próprias, como descobertas e projetos, motivar discussões e partilhar conteúdo relacionado com o turismo e o seu papel no desenvolvimento sustentável.

“O turismo desempenha um papel vital em muitos, se não em todos, os 17 objetivos”, disse o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili. “O turismo amadureceu como uma atividade económica transversal com profundas ramificações sociais. A Plataforma de Turismo para os ODS proporciona à comunidade global um espaço para co-criar, através do qual se pode envolver na realização da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”.

“A Suíça apoia fortemente esta plataforma, pois permitirá colocar o foco nos três principais componentes do turismo sustentável: as dimensões económicas, ambientais e sociais”, disse o embaixador Raymund Furrer, da SECO.

A Plataforma Tourism4SDGs.org  foi construída tendo em conta 3 princípios: Aprender, Compartilhar e Agir, uma vez que, o objetivo não é apenas educar, mas também incentivar para o debate, para a partilha e para a ação, considerando que todos são fundamentais quando se pretende que o turismo de desenvolva enquanto sector sustentável.

A plataforma foi lançada durante o Fórum Político de Alto Nível das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável “Transformação para sociedades sustentáveis ​​e resilientes” (Nova York, 9-18 de julho) durante um evento co-organizado pela UNWTO e pela rede One Planet.

Para explorar:

Plataforma Online

Vídeo de Introdução

Programa Oficial

Fonte original (em inglês): http://media.unwto.org/press-release/2018-07-23/unwto-launches-online-platform-achieve-sdgs-through-tourism

X