Anúncio dos Galardoados Green Key 2022

A Associação Bandeira Azul da Europa divulgou no dia 21 de junho, no Centro de Monitorização e Investigação das Furnas, na Povoação, na Ilha de São Miguel no Açores, os estabelecimentos galardoados com Green Key (GK) em 2022.

Este ano registamos nesta altura um total de 196 estabelecimentos galardoados, mais 36 do que na edição anterior, dos quais 38 recebem o galardão pela primeira vez, 134 renovaram candidatura, e outros 24 voltam a reentrar no Programa depois de terem interrompido a participação.

Para além dos 196 galardoados encontram-se ainda em fase de aprovação, mais 42 estabelecimentos que não tiveram possibilidade de concluir a sua candidatura até ao momento. Este atraso prende-se com a instabilidade sofrida pelo sector turístico ao longo dos últimos três anos, devido à situação pandémica, que não permitiu que todas as unidades reunissem, até ao momento, as condições necessárias para verem as respetivas candidaturas aprovadas sem limitações, estando previsto nas próximas duas semanas a realização de novas visitas que permitam concluir os processos de candidatura e incluir tais estabelecimentos na lista de galardoados agora apresentada.

Paralelamente a uma elevada taxa de renovação do galardão (cerca de 85%), destacamos a distribuição geográfica dos galardoados – o GK continua representado em todas as Regiões do país – e o crescimento em cada uma dessas regiões. Uma nota especial ao trabalho desenvolvido na Região Autónoma da Madeira que, com 48 estabelecimentos Green Key, em 2022, se mantém na liderança como a Região com mais galardoados e a Região Norte que apresenta o maior crescimento, passando de 29 galardoados em 2021 para 40 em 2022.

Na Região Autónoma dos Açores estão reconhecidos 16 estabelecimentos turísticos com Green Key. No Continente, a Região Centro apresenta 35 unidades galardoadas, Lisboa e Vale do Tejo 25, Algarve 24 e Alentejo 8, para além da já referida região do Norte com 40 unidades galardoadas. A Região Autónoma da Madeira regista 48 galardões.

No que diz respeito às tipologias, os Hotéis mantêm o maior número de galardoados, com 120 unidades, quase duplicando a sua representação Green Key de 2021 para 2022.  O Programa conta, ainda, este ano com: 32 Alojamentos Locais, 26 Turismos no Espaço Rural, 10 Restaurantes, 7 Parques de Campismo e 1 Pousada de Juventude.

As 251 intenções de candidatura em 2022, denotam o empenho e a vontade das empresas turísticas para trabalhar em prol de um turismo mais sustentável.

A ABAE já este ano irá avaliar a possibilidade de alterar a metodologia do Programa, aproximando-o do funcionamento de outros países, nomeadamente Holanda e França, permitindo recepcionar as candidaturas ao longo do ano o que permitirá incrementar a taxa de implementação do programa.

O Centro de Monitorização e Investigação  das Furnas recebeu esta cerimónia como reconhecimento do trabalho desenvolvido e da parceria entre a ABAE e o Governo Regional dos Açores no trabalho conjunto na área da educação para a sustentabilidade, aproveitando a oportunidade para assinar um protocolo de cooperação entre a SRAAC e a ABAE que, para além do Green Key, irá abranger todos os demais programas implementados pela ABAE (Bandeira Azul, Eco Escolas, Jovens Repórteres para o Ambiente, ECOXXI e Eco-Freguesias 21).

O programa “Green Key” é um galardão internacional, da responsabilidade da Foundation for Environmental Education (FEE), implementado em Portugal pela ABAE, que promove o Turismo Sustentável em Portugal através do reconhecimento de estabelecimentos turísticos, alojamento local, parques de campismo e restaurantes que implementam boas práticas ambientais e sociais, que valorizam a gestão ambiental nos seus estabelecimentos e que promovem a Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

Os 196 estabelecimentos galardoados com Green Key 2022 representam, para a ABAE, um voto de confiança pelo trabalho desenvolvido, mas, evidencia, sobretudo, o papel que o Programa Green Key pode desempenhar junto daqueles que integram o programa, uma vez que a vasta rede internacional fornece ferramentas para facilitar o trabalho e progresso de cada estabelecimento que opte pelo caminho de uma gestão sustentável e representa um compromisso de responsabilidade para com os seus membros, colaboradores, visitantes e comunidades locais.

X