Candidaturas Abertas ao Programa Green Key 2020

Abriram as candidaturas ao programa Green Key, edição 2020. 

A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) anuncia que se encontram abertas as inscrições ao galardão internacional “Green Key”, edição 2020. 

O programa “Green Key” é um galardão internacional que promove o Turismo Sustentável através do reconhecimento de estabelecimentos turísticos, alojamento local, parques de campismo, restaurantes e, este ano pela primeira vez em Portugal, centros de conferência que implementam boas práticas ambientais e sociais, que valorizam a gestão ambiental nos seus estabelecimentos e que promovem a Educação Ambiental para a Sustentabilidade.  

O galardão promove que o cliente se sinta envolvido na estratégia ambiental do estabelecimento, sem que tal imponha limitações ao seu conforto. A redução do impacto ambiental de atividades e serviços ajuda na redução dos custos associados à gestão dos recursos, o que por sua vez contribuí para a promoção dum turismo mais sustentável, atraindo o mercado nacional e internacional pela tendência global de marketing verde e ainda motiva o staff para os objetivos definidos pelo estabelecimento. 

As candidaturas estão abertas até ao dia 31 de janeiro de 2020 para Empreendimentos Turísticos, Parques de Campismo, Alojamento Local,  Restaurantes e Centros de Conferência baseiam-se numa lista de critérios Green Key e podem ser realizadas através da Plataforma de Candidaturas.  

Neste espaço inicia-se todo o processo de candidatura: registo do estabelecimento; formulário de candidatura conforme os critérios do programa (consulte aqui); registo de consumos para verificar a melhoria contínua ao longo dos anos; etc. 

No panorama internacional, o Programa Green Key está presente em 57 países, integrando uma rede com cerca de 3150 estabelecimentos turísticos Green Key. Portugal, em 2019, marcou a 5ª posição relativamente a estes 57 países,  seguindo a Bélgica que conta com 235 estabelecimentos galardoados, numa lista liderada pela França com 685 estabelecimentos Green Key. 

O programa é reconhecido pela Organização Mundial de Turismo (UNWTO), pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente (UNEP) e pela UNESCO. Os critérios do programa são reconhecidos pelo Global Sustainable Tourism Council(GSTC) que estabelece mundialmente padrões de sustentabilidade em diversas áreas do turismo. 

Consulte aqui a lista dos 182 estabelecimentos nacionais galardoados em 2019.

X