Visitas de Controlo Green Key 2021

O programa “Green Key” é um galardão internacional, que promove o Turismo Sustentável em Portugal, através do reconhecimento de estabelecimentos turísticos, alojamento local, parques de campismo e restaurantes que implementam boas práticas ambientais e sociais, que valorizam a gestão ambiental nos seus estabelecimentos e que promovem a Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

Assim, para os estabelecimentos serem galardoados, devem cumprir uma série de critérios, de várias áreas, desde a gestão ambiental, à água, à energia, à gestão dos resíduos ou à responsabilidade social.

Uma parte fundamental do Programa Green Key são as visitas de controlo realizadas, de modo geral, todos os anos, aos diferentes estabelecimentos candidatos. Estas visitas servem para aferir o cumprimento dos critérios Green Key, confirmar a informação submetida na plataforma de candidatura, mas também para recomendar alterações a implementar, de acordo com o contexto e enquadramento do estabelecimento.

Neste momento, as visitas de controlo da edição 2021 estão a decorrer em todas as regiões do país, pela primeira vez num modelo, maioritariamente, virtual. A realização de visitas à distância foi recomendada pela Coordenação Internacional, que desenvolveu um guia para todos os coordenadores nacionais com as adaptações e as regras necessárias para as visitas virtuais.

O Programa Green Key Portugal, através das visitas virtuais, procura salvaguardar os  requisitos Green Key, mas seguir as recomendações da DGS e do Governo. 

 

X