Galardoados Green Key 2021

A Associação Bandeira Azul da Europa comunicou, hoje, 2 de julho, no Real Abadia Congress & Spa Hotel, em Alcobaça, os 143 estabelecimentos galardoados com Green Key em 2021, dos quais 19 integram o programa pela primeira vez e 5 reentram nesta edição.

Dos 143 estabelecimentos galardoados, 119 renovaram candidatura, ou seja, 78% dos Empreendimentos Turísticos, Alojamentos Local, Parques de Campismo e Restaurantes galardoados em 2020 continuaram a investir na área da sustentabilidade.

Para além da taxa de renovação, destaca-se, ainda, a distribuição geográfica do galardão, pois o Programa encontra-se, mais uma vez, representado em todas as Regiões. Nesta edição, realça-se o trabalho desenvolvido na Região Centro, que atinge, pela primeira vez, os 30 estabelecimentos Green Key, tornando-se a Região com mais galardoados em 2021. Destaca-se, igualmente, a Região Norte, que ocupa a segunda posição, com 29 galardoados, onde a taxa de renovação é de 100% e que conta 5 novos estabelecimentos galardoados.

As regiões autónomas da Madeira e do Açores reconheceram, respetivamente, 27 e 14 estabelecimentos turísticos com o Green Key. No continente, a Região de Lisboa e Vale do Tejo tem 21 estabelecimentos, o Algarve 16 e o Alentejo conta com 6 galardoados.

No que diz respeito às tipologias, os Hotéis mantêm o maior número de galardoados, com 75 estabelecimentos Green Key, seguidos por 25 Alojamentos Locais, 24 Turismos no Espaço Rural, 12 Restaurantes, 6 Parques de Campismo e 1 Pousada de Juventude.

O Real Abadia Congress & Spa Hotel recebe esta cerimónia como reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo dos 7 anos consecutivos no Programa Green Key e, sobretudo, devido ao compromisso assumido para implementar, continuamente, medidas de conservação dos recursos naturais, de modo a reduzir o impacto ambiental da sua atividade, desenvolvendo as medidas e as ações necessárias para alcançar os seus objetivos.

Estes resultados, num contexto em que é inegável o decréscimo do Turismo, mostram a resiliência dos empreendimentos que colocam a sustentabilidade entre as suas prioridades e evidenciam que, apesar do esforço que se avizinha para mitigar os impactos dos últimos meses, é possível promover, com o envolvimento dos colaboradores, dos clientes, dos fornecedores e da comunidade local, um Turismo Sustentável, que privilegie boas práticas de gestão ambiental e social.

O programa “Green Key” é um galardão internacional, da responsabilidade da Foundation for Environmental Education (FEE), implementado em Portugal pela ABAE, que promove o Turismo Sustentável em Portugal através do reconhecimento de estabelecimentos turísticos, alojamento local, parques de campismo e restaurantes que implementam boas práticas ambientais e sociais, que valorizam a gestão ambiental nos seus estabelecimentos e que promovem a Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

Os objetivos do programa Green Key são: Consciencializar para a adoção de práticas e comportamentos sustentáveis através da educação ambiental para a sustentabilidade; Reduzir o impacte ambiental das atividades de comércio, serviços e restauração; Promover a redução e eficiência no consumo dos recursos naturais; Facilitar e comunicar estratégias de sustentabilidade e reconhecer as iniciativas de gestão ambiental; Contribuir para a implementação de Agendas 21 Locais através da melhoria contínua das organizações.

Os 143 estabelecimentos galardoados com Green Key 2021 representam, para a ABAE, um voto de confiança pelo trabalho desenvolvido, mas, evidencia, sobretudo, o papel que o Programa Green Key pode desempenhar junto daqueles que integram o programa, uma vez que a vasta rede internacional fornece ferramentas para que cada estabelecimento opte pelo caminho da gestão sustentável e representa um compromisso de responsabilidade para com os seus membros, agora com o foco no pós-pandemia.

Mapa Green Key 2021

Listagem Green Key 2021

 

 

 

X